Uncategorized

OCA e Projeto Viver Saudável participam de Encontro de Comunidades Tradicionais em Itabira – MG

O Projeto Viver Saudável e a OCA (Organização Cooperativa de Agroecologia) participaram, nos dias 25 e 26 de maio de 2024, da 3ª edição do evento Fala Quilombo, realizado no município de Itabira. O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas de diversos quilombos do território do Rio Doce, articuladas pelo OCDoce – Observatório de Conflitos e Confluências da Bacia do Rio Doce. A ocasião contou com mesas de reflexões e a presença de representantes de diferentes organizações, apresentações culturais, distribuição de cartilhas relacionadas à medicina tradicional quilombola e gibis, além de oficinas sobre temas diversos.

A OCA participou da oficina de plantas medicinais e práticas de cura, apresentando as ações do Projeto Viver Saudável e a nossa farmácia viva, localizada no Carro Quebrado, em Florália. A oficina teve grande procura e a sala de aula ficou cheia, com pessoas interessadas nos conhecimentos ancestrais de plantas e nas práticas integrativas do SUS.

As atividades foram conduzidas utilizando metodologias participativas e socialmente referenciadas. Nosso projeto foi representado pela OCA, com Iberê Martí, doutor em plantas medicinais, que compartilhou o espaço com mulheres que aplicam práticas integrativas em suas comunidades: Maria do Carmo Silva, Maria do Carmo Santos, Juvenira Maria da Silva e Marlene.

Foram momentos enriquecedores de diálogo e aprendizado, onde discutimos a magia e o poder das plantas. Além dos cuidados com a identificação etnobotânica, abordamos práticas de plantio e manejo – como, por exemplo, a importância de nunca utilizar agrotóxicos devido à sensibilidade dos metabólitos secundários. Também discutimos técnicas de colheita, beneficiamento, armazenamento e utilização das plantas.

Pensando em fortalecer e ampliar parcerias e a divulgação de nosso projeto, estamos empenhados na organização de um seminário em julho de 2024, em Santa Bárbara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *