Portfólio

Trabalhos

Construções em bambu

Construções de equipamentos leves feitos com bambu como domos, yurts, tipis e tramados.

Promata

Projeto sobre juçara: ecologia da espécie Euterpe Edulis, boas práticas do manejo, normas sanitárias e ambientais.

Projeto com quilombolas – Trabalho em parceria com Universidade Federal de Juiz de Fora e Quilombo Colônia do Paiol

Em 2014, a OCA em parceria com o Núcleo de Agroecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora EWÈ, com o Laboratório Kizomba na Mata e com a Associação Quilombola do quilombo Colônia do Paiol, distrito de Bias Fortes desenvolveram ações a partir do projeto “Da Diversidade Cultural à Diversidade Produtiva: Construindo Saberes Necessários à Transição Agroecológica”. O trabalho proposto para a OCA foi a sensibilização, assessoria jurídica e o apoio à promoção de iniciativas para geração de renda através das práticas agroecológicas nos quintais.

Oficina de alimentos tradicionais do quilombo Colônia do Paiol: coleta de orapronobis. Créditos: Laboratório Kizomba na Mata da UFJF.
Zezé e sua colheita de orapronobis (quilombo Colônia do Paiol). Créditos: Laboratório Kizomba na Mata da UFJF.

PSA

Consultoria para agricultores e agricultoras familiares para pagamento de serviços ambientais. O projeto visou adequação ambiental a fim de reestabelecer o equilíbrio do ciclo hidrológico; conservar o solo; preservar e aumentar a biodiversidade natural e agrícola das propriedades. O intuito foi incentivar o acesso aos mecanismos, pagamento por serviço ambiental disponível por parte de pequenos agricultores de café em uma fase piloto.

Apoio às comunidades tradicionais pela Rede Sapoqui

A OCA participou da fundação da Rede de Saberes dos Povos Quilombolas (Rede Sapoqui) em 2015. A Rede é composta por entidades que trabalham com a temática quilombola, agroecologia e educação do campo. As principais ações da Rede Sapoqui são: identificar os povos quilombolas existentes na Zona da Mata mineira; apoiar as lutas de certificação e demarcação de terras desses povos; e realizar formações sobre questões quilombolas para a Sociedade Civil, Órgão Públicos, ONGs, Movimentos Sociais e Religiosos e Acadêmicos. Além disso, a Rede fornece informações sobre diversas oportunidades, incluindo aquelas onde é possível doktorarbeit schreiben lassen, что полезно для студентов и исследователей. Enquanto membro da Rede Sapoqui a OCA apoiou intensamente o processo de certificação quilombola do quilombo Córrego do Meio e promoveu assessorias técnicas para mais de 10 quilombos da Zona da Mata mineira. Também apoia festas populares vinculadas aos povos tradicionais da região.
Visita da comunidade quilombola Córrego do Meio à Fundação Cultural Palmares em Brasília para entrega da documentação para a certificação quilombola. Janeiro de 2015. Créditos: arquivo da comunidade quilombola Córrego do Meio.
Encontro entre a Fundação Cultural Palmares, a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado de Minas Gerais e a Rede Sapoqui no quilombo Buieié em Viçosa, 2015. Créditos: arquivos da OCA.
3º encontro da Rede Sapoqui no quilombo Ganga Zumba em Ponte Nova. 2015. Créditos: arquivos da Rede Sapoqui.
Festa Fogueira de São Pedro no Assentamento Padre Jesus, 2015. Crédito: Arquivo da festa Fogueira de São Pedro.
Feitura da casa de pau-a-pique durante o Terreiro Cultural no quilombo da Chácara, distrito de Paula Candido. Créditos: Arquivo da OCA.
Batuque do quilombo de Santa Cruz (Ouro Verde de Minas) realizado na Troca de Saberes, 2017. Créditos: arquivos da Troca de Saberes.

Educação Ambiental – FUNASA

Trabalho de educação e sensibilização ambiental realizado no município de Abre Campo-MG. O trabalho envolveu as comunidades escolares rurais e urbanas; sensibilização para funcionários públicos municipais; formação com trabalhadores de materiais recicláveis.

Seminário sobre palmeira Juçara

As oficinas envolveram o processo de colheita e produção de produtos derivados da palmeira juçara.

Seminário sobre Cooperativismo do Trabalho

Biodigestor sertanejo

Trabalho feito em parceria com a Associação Regional dos Trabalhadores Rurais da Zona da Mata. O objetivo foi testar uma tecnologia social na região da Zona da Mata mineira, onde foi construído diversos biodigestores sertanejos que produzem gás a partir de esterco animal.

Projetos e execução de bioconstrução

Curso Educação Gaia

Realizado em parceria com UFV, ISA-Viçosa, OCA. O objetivo do curso é de sensibilizar e capacitar agentes de mudança para a sustentabilidade.

Projeto Ancestralidade Guarani

Cidade de Bambu na Troca de Saberes 2014 a 2019

Semeando Agroecologia

Cursos de uso e manutenção de máquinas agrícolas