Entre os dias 25 e 27 de outubro, aconteceu em Caeté – MG a 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, com o tema “Por Democracia com Comida de Verdade, Produção Sustentável e Soberania Alimentar”. Com a participação de mais de 200 delegadas e delegados eleitos, representando 17 territórios do estado, como a Zona da Mata, Vales do Rio Doce, do Aço e Mucuri, regiões Noroeste, Leste, Metropolitana, entre outros… Sendo que a OCA representante do território do Caparaó.
Durante a Conferência estadual foi realizada uma homenagem a Dom Mauro Morelli, uma referência na luta pelo direito à alimentação saudável em Minas Gerais e no Brasil. No evento foram debatidos temas como, “Produção de Alimentos Saudáveis em Minas Gerais”; “Fortalecimento Popular e Comunitário em Segurança Alimentar e Nutricional e no Sistema de Segurança Alimentar” e; “Combate à fome e à miséria como Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA) e Inclusão Social e Nutricional Sustentável (SISANS)”.
O evento contou com a palestra ministrada pela professora Irene Cardoso, “A produção de alimentos em Minas Gerais”, e a OCA esteve presente durante o evento, participando das palestras e grupos de trabalho, onde defendeu a produção de alimentos através da Agroecologia, que promova a saúde integral dos Agroecossistemas, que cuide dos nossos Bens Naturais: biodiversidade, solo, água e ar.
Com esses objetivos defendeu a importância dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural Inovadora, que sejam Agroecológicos, gratuitos, públicos e comunitários, lançando mão de metodologias participativas. Também apresentou moção de apoio a proteção e preservação das sementes crioulas e da criação animal agroecológicas, como exemplo a lei de proteção do porco piau, como patrimônio do povo de Minas Gerais. Também trouxemos o debate da necessidade da criação de um sistema de monitoramento participativo da mortalidade de abelhas devido uso de agrotóxico em Minas Gerais.
Ao final, a OCA elegeu um delegado para participar da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que acontecerá em Brasília, durante os dias 11 a 14 de dezembro de 2023. Foram eleitos delegados representando o território do Caparaó, a Rede Sapoqui (Rede de Sabres Quilombolas da Zona da Mata) e o Projeto Seja Luz, de Viçosa.
As Conferências de SANS são uma importante ferramenta na luta pelo direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente. A OCA acredita que é necessário participar desses espaços democráticos e sabe a responsabilidade de ocupar esse espaço, e que representará a sociedade de acordo com a “missão, visão e valores”.
A OCA agradece a confiança das várias organizações parceiras que apoiaram a candidatura e que incentivaram a participação, inclusive escrevendo cartas de apoio, e se compromete a fortalecer a atuação no Consea-MG.
Maiores informações é possível acessar no site do Consea-MG, através do link: