No dia 16 de março, a OCA realizou sua 11ª Assembleia anual, marcada por um momento histórico de eleições para a diretoria, além do início das comemorações pelos 10 anos de fundação da cooperativa. O evento, realizado na sede da EnEP, parceira da cooperativa engajada em uma campanha solidária de cozinha, reuniu membros e colaboradores em um ambiente de reflexão e projeção para o futuro.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Dentre os destaques da assembleia, a nomeação da primeira diretoria Afro-indígena, liderada por Marina Gabriela, como Presidente, Ademar Sodré, como Diretor Financeiro e Ibere Martí, como Diretor Secretário, sob o título coletivo de diretoria SANKOFA. O nome, de origem africana, traz consigo um significado profundo, representando a ideia de voltar ao passado para buscar sabedoria e construir o futuro a partir das experiências acumuladas.
Completando uma década de existência, a OCA reafirma sua missão de dar continuidade ao legado daqueles que contribuíram para sua jornada. Em sintonia com a Gestão Confluência, a nova diretoria assume o compromisso de promover uma gestão ampliada, fomentando uma participação mais ativa dos cooperados nas decisões e processos internos.
Nesse contexto, destacam-se os objetivos de expansão da cooperativa, estabelecendo novas parcerias e fontes de recursos, bem como a preservação da saúde financeira da entidade. A busca por projetos alinhados aos princípios agroecológicos, a formação dos cooperados e o desenvolvimento de ferramentas internas também estão entre as prioridades da gestão.
Consciente dos desafios que se apresentam, a Chapa Sankofa se compromete a fortalecer os laços com parceiros e comunidades, em conformidade com os valores do movimento agroecológico. Reconhecendo a importância das comunidades quilombolas, povos originários e agricultura familiar, a OCA reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade cultural e a cooperação com instituições educacionais.
Em suas palavras finais, a nova diretoria destaca a importância do diálogo com os cooperados, convidando-os a contribuir ativamente com sugestões e ideias. Com trajetórias distintas, mas unidos pelo propósito comum de fortalecer a OCA, Marina, Ademar e Ibere pedem a confiança de todos os membros para juntos seguirem adiante rumo a um futuro sustentável e inclusivo.
Confira mais imagens do evento: