Notícias
VoltarPesquisa realizada pela OCA destacando benefícios dos Sistemas Agroflorestais é apresentada durante COP30
Durante a COP30, a OCA esteve representada pelo cooperado Dr. Martin Meier, coordenador do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Agroecológico da cooperativa e responsável pelo estudo que sistematiza os principais benefícios econômicos da transição de áreas de pecuária para SAFs. Ele participou da programação da Agrizone, realizada pela Embrapa em Belém (PA). O estudo contou ainda com a coordenação da ProVeg Brasil e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O relatório é resultado de uma pesquisa robusta e inovadora, que utilizou algoritmos e inteligência de máquinas para organizar e analisar grandes bases de dados, incluindo CONAB, CEPEA/ESALQ, SIDRA (Censo Agropecuário), MAPBIOMAS e diversas publicações científicas nacionais e internacionais.
Os dados apontam o grande potencial dos Sistemas Agroflorestais no Brasil: SAFs geram, em média, 110% mais renda por hectare do que a pecuária.
Com foco em sistemas envolvendo açaí, café, cacau, por exemplo, o estudo reforça a importância dos SAFs para o desenvolvimento rural sustentável, a geração de renda e a conservação ambiental.
Com base nesses resultados, a OCA trabalha para levar informações técnicas de forma clara aos agricultores, contribuir com políticas públicas e oferecer apoio prático para que cooperados e comunidades possam fazer a transição para Sistemas Agroflorestais mais rentáveis e sustentáveis.
Confira o relatório completo em https://lnkd.in/dEFYUiYx




